A dengue, zika virus e chikungunya, doenças oriundas do mosquito infectado, Aedes aegypti, vem causando grande transtorno na saúde pública brasileira como tem acompanhado nos noticiários.
Apenas no ano de 2015 foram registrados, por exemplo, 2.975 casos suspeitos de microcefalia, doença relacionada à infecção pelo Zika vírus durante a gravidez.
Os exames de PCR, portanto, são fundamentais no diagnóstico destas doenças. O método consiste em multiplicar a quantidade de RNA do vírus na amostra coletada. Com isso, é ampliado o material genético do vírus para que seja possível identificá-lo quimicamente.
Trata-se de um teste de alta complexidade que exige profissionais treinados e laboratórios especiais.
Apesar de ser preciso, ele é capaz de detectar a presença do vírus em um período muito curto de tempo, ou seja, até cinco dias depois do aparecimento dos sintomas.
O Ministério da Saúde divulgou, recentemente, que irá distribuir 500 mil testes de PCR nos laboratórios públicos, e que as primeiras 250 mil unidades serão entregues ainda em fevereiro e a segunda metade no segundo semestre.
O vírus pode também afetar cães e gatos e se não diagnosticado a doença pode até levar á óbito o animal. Veja métodos que te ajudam a identificar os sintomas desse vírus. Clique aqui.
Fonte: Minha Vida