A Tetania Hipomagnesêmica é uma doença caracterizada como baixa quantidade de magnésio no organismo dos bovinos, também muito conhecida popularmente como Tetania das Pastagens ou Tetania do Leite. Ocorre principalmente em vacas em período de lactação, por conta de pastagens com baixos nutrientes, sobretudo em períodos chuvosos.
De acordo com estudos cerca de 20% dos grandes rebanhos apresentam animais com esse quadro de tetania, sendo que os animais estressados possuem uma pré-disposição maior para contrair a doença.
O resultado são animais cada vez mais debilitados, já que os ossos, dentes e leite dependem consideravelmente desta substância.
Os sinais clínicos mais evidentes são anorexia, tremores, taquicardia, febre mudanças de comportamento, como por exemplo, a agressividade.
Essa enfermidade que aparece quando o animal apresenta uma deficiência de nutrientes, merece uma atenção especial de profissionais.
Sendo assim, a ministração correta na alimentação e dietas equilibradas resulta em animais com melhor desempenho de produção.
Para resultados positivos conta-se com um profissional especializado em nutrição bovina. Clique e confira.
Fonte: Portal Veterinário