O timpanismo é definido como uma doença crônica, que também é conhecida como meteorismo ruminal. É causada pela inabilidade do animal em soltar os gases produzidos de forma normal, gerando assim dificuldade respiratória e circulatória, o que pode causar a morte do animal.
O timpanismo acontece tanto em bois como vacas independentemente da raça e da idade, acontece com maior frequência em bovinos confinados que ingerem muita quantidade de ração. Plantas ricas em proteínas podem causar a possibilidade de ocorrer o timpanismo, assim como alterações na quantidade de saliva produzida.
Os sinais são: dores abdominais, escoiceamento, aumento da frequência respiratória, salivação, extensão do pescoço e distensão dos membros, entre outros. O tratamento varia de acordo com a intensidade da doença, em alguns casos os sinais não são evidentes, por isso, é de suma importância à visita frequente de um veterinário em propriedades rurais para que se possa diagnosticar e medicar o animal o mais breve possível.
Saiba como interpretar os sinais clínicos do animal e as medidas de emergências a serem aplicadas. Clique aqui.
Fonte: AGRON