Torção Gástrica em Cães

A Torção Gástrica, também conhecida como Dilatação Vólvulo Gástrica ou Torção do Estômago, atinge na maioria das vezes cães de grande porte, embora seja também detectada em animais menores. Possui como causa principal a alimentação incorreta e exagerada.

A doença causa grande dilatação do estômago do animal, que depois da alimentação se torna muito inquieto e pode ainda apresentar náuseas, dentre outros sintomas. E em casos mais graves, o animal não consegue digerir o alimento, nem eliminá-lo por vômito ou via intestinal.

Neste caso é necessário um atendimento de emergência. De acordo com levantamentos de órgãos da área veterinária, mais da metade dos casos, quando tratados tardiamente, terminam com a morte dos animais.

No atendimento emergencial, o médico veterinário utilizará uma sonda até o estômago para verificar as condições de passagem da mesma e se há de fato o diagnóstico de torção gástrica. A enfermidade também pode ser avaliada através de raio-X.

O tratamento é complexo, sendo utilizado um método invasivo de descompressão do estômago ou a cirurgia do mesmo. Algumas raças possuem predisposição maior para manifestar a doença, tais como Pastor Alemão, Rottweiler, Labrador, Doberman, dentre outros.

 

Em casos de intervenção cirúrgica o proprietário do animal deve procurar por um profissional capacitado na área para estar realizando o procedimento. Saiba mais.

Fonte: CachorroGato

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Pequenos Animais: