A estação de monta ocorre geralmente de outubro a abril, havendo a exposição de fêmeas que estão em reprodução aos machos, de acordo com as estações climáticas e também conforme as datas propostas pelos órgãos que atuam no setor.
O acasalamento é um dos primeiros passos da estação da monta para o produtor que trabalha com a pecuária seletiva, a obtenção de touros avaliados e capazes de realizar o trabalho à campo de maneira eficiente é se faz necessária.
Alguns pontos devem ser observados na hora de adquirir esses animais, visando maior produtividade e consequentemente lucratividade. Os animais de porte médio, com amplitude torácica, costelas profundas e volume muscular tendem a apresentar melhores resultados no sistema de produção brasileiro. Outro item necessário na aquisição de reprodutores para monta é a análise das avaliações genéticas e os atributos morfológicos, além dos exames andrológicos positivos.
Fatores como a oferta do capim e o estado corporal das fêmeas que serão usadas na reprodução, também precisam ser analisados. A estação de monta objetiva aperfeiçoar os trabalhos de inseminação artificial (IA) e de monta natural, e também definir as melhores épocas para o nascimento e o desmame dos filhotes, promover o controle zootécnico e sanitário do rebanho e permitindo nome aros animais que continuarão no rebanho.
Fonte: Pecuária Rural
Adaptação: Revista Veterinária