Os filhotes de cães e gatos trocam os dentes decíduos pelos dentes permanentes por volta do quarto ao sexto mês de idade. Após a troca dos dentes é preciso tomar alguns cuidados especiais garantindo assim a saúde bucal do animal.
Durante as trocas dos dentes os animais podem apresentar comportamento diferenciado como selecionar alimentos, devido ao desconforto causado pelas erupções dos novos dentes. Durante esse processo o animal pode apresentar mau hálito e sangramento nas gengivas. Os dentes trocados geralmente são engolidos durante a alimentação.
Em alguns animais é observada a presença de dentição dupla, isso porque o dente decíduo não cai e o dente canino nasce. A presença de dentição dupla ocorre principalmente nos caninos superiores e inferiores e nos incisivos, mas também pode ocorrer em ambos e é observado geralmente em animais de pequeno porte. A dentição dupla favorece o acúmulo de restos alimentares que pode levar ao aparecimento do cálculo dentário e mau hálito, por isso é muito importante fazer a escovação dos dentes. A dentição dupla também causa o desvio de mordedura, por isso o animal deve ser levado ao médico veterinário para que possa ser feita a extração dos dentes decíduos.
Qual a importância dos cuidados odontológicos de seus pets?
Quais as técnicas cirúrgicas de extrações dentárias?
Como realizar a correção de fraturas orais?
Fonte: Pet Care
Adaptação: Revista Veterinária