Tumor Venéreo Transmissível em cães

O Tumor venéreo transmissível, também chamado de Tumor de Sticker, condiloma canino , granuloma venéreo, sarcoma infeccioso, linfossarcoma e sarcoma de sticker é uma neoplasia, geralmente, encontrada na genitália de cães machos e fêmeas que não foram castrados. O contágio acontece pelo ato sexual. Em alguns casos podem acontecer metástases em outras regiões do corpo como pele, lábios, linfonodos inguinais, mucosa oral, fígado, rim, pleura, mesentério, esqueleto, fossas nasais, tonsilas e órbita. Essas metástases, fora da região genital, provavelmente, são causadas pelo hábito da lambedura e arranhadura que predispõem a pele à implantação de células tumorais.

O TVT tem a forma de couve flor, e, nos machos, aparece, geralmente, na base do pênis e nas fêmeas, na vagina. É uma massa friável que pode variar de um pequeno nódulo de 5mm até uma massa de 10cm que, na maioria das vezes, fica inflamada, ulcerada, hemorrágica e infectada .

Geralmente, o proprietário leva o seu animal ao veterinário quando percebe que ele está apresentando sangramento e aumento de volume, e desconforto na região genital.

O diagnóstico do TVT é feito através do histórico do animal, exame clínico, o histopatológico e o exame citológico.

O tratamento pode ser feito com a retirada cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, sendo o mais usado à base de quimioterápicos citotóxicos, como o sulfato de vincristina isoladamente ou em associação com outros quimioterápicos. A cada aplicação, o tumor vai regredindo até desaparecer. Esse tipo de tratamento pode ter alguns efeitos colaterais como: dispnéia aguda, broncoespasmos, elevação do ácido úrico, perda de pêlo, distúrbios neuromusculares, constipação, perda de peso, náuseas dentre outros sinais.

A melhor prevenção é não deixar o animal saudável cruzar com animais doentes já que essa doença é transmitida pelo ato sexual.

Autor: Equipe CPT Cursos Presenciais

Conheça o Curso de Cirurgia em Pequenos Animais

 

 



Atualizado em: 12 de setembro de 2011