Os estudos voltados para o uso da ultrassonografia veterinária na reprodução bovina proporcionaram uma grande evolução no setor. Inegavelmente, tornou-se possível conhecer melhor a fisiologia reprodutiva dos animais e toda complexidade do processo reprodutivo nas fêmeas bovinas.
Quando analisamos o cenário nacional, a atividade leiteira tem grande representatividade. E, portanto, avaliar todo o ciclo de produção do leite a partir do desempenho reprodutivo do animal é fundamental. Dessa forma, o uso do ultrassom passa a ter grande importância no manejo reprodutivo de bovinos de leite. Ou seja, o médico veterinário tem papel de destaque no estabelecimento de um programa adequado de saúde do rebanho.
Neste artigo você vai conhecer as contribuições da ultrassonografia veterinária no dia a dia dos exames reprodutivos de vacas de leite. Boa leitura!
Dados básicos em um programa de manejo reprodutivo de bovinos de leite
O uso da ultrassonografia veterinária no manejo reprodutivo de bovinos de leite é sinônimo de maior eficiência. Assim, a reprodução está diretamente ligada com a produtividade do rebanho e rentabilidade do produtor. Então, para analisar as condições do gado, todos os animais em idade reprodutiva devem ser examinados.
Essa rotina fornece dados ao produtor que, dentro de um sistema de gestão bem executado, é capaz de traçar os melhor objetivos para a produção. Assim, a realização deste acompanhamento das condições fisiológicas do animal, traz as seguintes vantagens:
- Maior produção de leite;
- Número maior de novilhas para reprodução;
- Redução de custos com tratamentos reprodutivos;
- Redução do intervalo improdutivo;
- Melhoria dos índices genéticos.
Contribuições da ultrassonografia veterinária na rotina dos exames reprodutivos
Como pontuamos, por meio da ultrassonografia veterinária é possível avaliar e conhecer a fundo diversas estruturas internas do animal. Estas informações ajudam o médico veterinário no processo de tomada de decisão e, principalmente, na obtenção de diagnósticos mais assertivos.
Por meio desses exames é possível identificar, precocemente, as vacas que falham em conceber. Assim, os diagnósticos proporcionam um aumento da eficiência reprodutiva ao reduzir o intervalo entre as inseminações e geram um aumento nas taxas de sucesso dessa técnica. E mais, é possível identificar vacas com gestações gemelares e patologias do ovário e do útero.
Com a popularização e redução nos preços dos aparelhos, a ultrassonografia veterinária vem sendo cada vez mais usada nas fazendas. Aliás, quando combinada com os protocolos de sincronização da ovulação proporciona grandes aumentos na eficiência reprodutiva do rebanho.
Ultrassonografia veterinária e o diagnóstico precoce da prenhez
Conseguir diagnosticar precocemente a gestação é o auge da ultrassonografia veterinária. O método mais utilizado é o da detecção da vesícula embrionária e pode ser empregado a partir do 17° dia de gestação. Além disso, a partir do 28° dia é possível identificar o embrião em boa parte das vacas, caso não haja indícios de perda da gestação.
O mais importante de tudo é a possibilidade de identificar precocemente as vacas vazias. Com isso, é possível tomar a decisão sobre a possibilidade de que ela seja inseminada outra vez, o mais rápido possível. Caso contrário, o resultado são as possíveis perdas econômicas em por conta so aumento do intervalo entre os partos.
O conhecimento faz toda diferença
Para que as informações do diagnóstico de prenhez sejam úteis e ajudem no manejo reprodutivos dos bovinos de leite, é fundamental saber analisar os resultados. E mais, é preciso observar os animais na fazenda, com atenção especial as fêmeas. O comportamento delas diz muito e ao identificar sinais de retorno ao cio, os animais devem ser introduzidos nos programas reprodutivos de forma rápida.
Dessa forma, cabe ao produtor entender os laudos veterinários e gerir o rebanho focando as ações de acordo com as características dos animais. Assim, é possível garantir uma produção de alta qualidade e uma produtividade referência no cenário nacional.
Você, médico veterinário, quer se aprofundar na ultrassonografia veterinária de bovinos de leite e fazer a diferença na produção? Conheça o curso de Ultrassonografia na Reprodução Bovina do CPT Cursos Presenciais!
Fonte: SHOP Veterinário