Vantagens da IATF na produção bovina

IATFO Brasil enfrenta muitos problemas relacionados à produção da carne e um deles está ligado à reprodução, uma vez que, os índices reprodutivos da área são baixos, isso porque o intervalo entre partos é grande, as taxas de serviço e a concepção baixa que interferem na taxa de prenhez do rebanho, estas influenciam na reduzida taxa de desfrute.

Para solucionar problemas relacionados à produção pesquisas na área cresce a cada ano, uma delas é a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) que vem sendo utilizada em várias criações extensivas, já que viabiliza o uso da inseminação artificial (IA).

A aplicação da IATF tem por objetivo induzir a ovulação e sincronizar o cio dos animais por meio de protocolos hormonais, e não há a necessidade da detecção do cio. Para que a aplicação da biotecnologia aconteça com sucesso e preciso que a propriedade tenha boa infraestrutura, o rebanho deve apresentar boas condições de escore e nutrição, adequado controle sanitário, utilização de sêmen de qualidade e estabelecer o protocolo de IATF mais viável ao rebanho.

As vantagens observadas pelo uso da IATF são: inseminação com dia e hora marcada, eliminação da detecção do cio, indução da ciclicidade em fêmeas em anestro, redução do intervalo entre os partos, mais crias por ano, acompanhamento reprodutivo das fêmeas, entre outros.

Aulas práticas de IATF na Fazenda Escola CPT. Venha conferir a grande infraestrutura da fazenda!

Aprenda a aplicar a técnica de IATF, contribuindo para o melhoramento genético de bovinos.

A utilização da IATF cresce cada vez mais devido às suas inúmeras vantagens e o retorno do investimento.

 

Fonte: Beef Point

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Inseminação Artificial e Estratégias IATF em Bovinos

IA e IATF



Atualizado em: 1 de abril de 2014