A castração animal é um método cirúrgico basicamente simples, feita com anestesia geral que dura em média uma hora. A recuperação dos animais após o procedimento é de aproximadamente uma semana isso se todos os cuidados pós-cirúrgicos forem tomados.
Em cães e gatos a castração pode ser feita nos machos ou nas fêmeas e tem como objetivo maior o controle da reprodução. Nos machos é feito a vasectomia ou a retirada dos testículos, já nas fêmeas é retirado o útero, ovários e trompas.
Com a castração desses animais é observado várias vantagens, dentre elas temos a diminuição de riscos de doenças via uterina e de vários tipos de câncer, a eliminação da gravidez psicológica, a diminuição de fugas e brigas, o término dos latidos, dos uivos e dos miados excessivos em consequência do cio, término da perda de sangue das cadelas no período do cio e também o costume dos gatos de urinar em paredes e móveis.
Para castrar os bovinos são utilizadas diferentes técnicas como a orquiepididectomia bilateral retirada dos testículos ou ligamento dos cordões por meio de intervenção cirúrgica; burdizzo ou castração russa interrupção da circulação para os testículos; castração química aplicação de uma solução que leva à atrofia dos testículos dos machos.
A decisão da castração dos animais dependerá do proprietário, é necessário observar as vantagens e os custos dos métodos disponíveis.
Como e realizada a cirurgia de laparotomia exploratória?
Como é feita a abordagem clínica de bovinos?
Kit Cirúrgico Veterinária com ótimos preços. Confira!
Fonte: Info Escola
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Cirurgia em Bovinos a Campo