As coceiras em cães, embora para muitos pareçam uma atitude comum, pode na verdade significar indícios da presença de carrapatos.
Isso mesmo! Aqueles insetos que parecem inofensivos pelo seu tamanho. Na verdade podem causar sérios danos à saúde do seu bichinho e provavelmente você já sabia disso não é mesmo?
Estes pequenos insetos, além de provocar a coceira e tirarem o sossego do animal, podem trazer doenças, como a Hemoparasitose, ou popularmente conhecida como a Doença do Carrapato.
A Doença do Carrapato é transmitida através da picada do inseto, que sobrevive em função do sangue do animal, podendo levá-lo a óbito se não tratada adequadamente.
Com incidência maior no verão, estes carrapatos podem ser encontrados em muitos ambientes, principalmente com pouca claridade, sendo assim a atenção com os animais deve ser redobrada.
Alguns dos sinais mais comuns é a presença de febre diariamente, emagrecimento contínuo, apatia, sangramentos, vômitos, dentre outros.
O diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais e a partir do reconhecimento dos sinais apresentados pelo animal. Se diagnosticada precocemente, a doença pode ter um tratamento eficaz, proporcionando ao animal menor sofrimento e chances de vida.
A atenção para essa doença deve ser um fator essencial entre os proprietários dos pets e veterinários.
Você médico veterinário se encontra apto para atuar em clínicas e hospitais veterinários com eficiência e cautela?
Nós temos algumas dicas para você se destacar no mercado em diversas situações. Confira.
Fonte: Tudo Sobre Cachorros