Você conhece as principais doenças que comprometem a produtividade do seu rebanho?

Produtores que investem nas criações de gado de corte e leite, muitas vezes não alcançam o resultado esperado, por conta de alguns gargalos relacionados às baixas taxas de reprodutividade dos animais.

Os problemas relacionados a esta questão podem variar, de acordo com os erros de inseminação artificial ou transferência de embriões, desequilíbrios na dieta, calor excessivo, e, principalmente, as doenças que muitas vezes influenciam no desenvolvimento do animal.

Dentre as principais doenças que afetam a produtividade do gado podemos citar:

– Rinotraqueíte Infecciosa

– Diarreia Viral

– Tuberculose

– Mastite

– Raiva

– Leptospirose

– Doenças reprodutivas e metabólicas, entre outras.

Por isso, é mais do que necessário conhecer e se aprofundar sobre as formas de combate contra cada uma, bem como as ações preventivas. É claro que o acompanhamento de um profissional especializado é essencial para alcançar os objetivos desejados. Mas aliado a este acompanhamento, a experiência do próprio criador faz toda diferença e hoje temos várias opções para que o criador possa aumentar o seu conhecimento e saber tomar as providências necessárias. Confira aqui algumas oportunidades.

O sucesso do rebanho está diretamente relacionado com a dedicação e determinação do seu criador juntamente com toda a sua equipe. Por isso não deixe de se especializar e ter a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diversas regiões do país. Aqui vai uma boa dica para você: chave do sucesso.

Fonte: Notícias da Pecuária



Atualizado em: 10 de março de 2017

Artigos Relacionados com Bovinos: