Um dos comportamentos mais desagradáveis e estranhos em cães é a coprofagia. Trata-se de um distúrbio comportamental em que o animal passa a comer as próprias fezes e até mesmo as de outros animais. Este problema tem desafiado profissionais da medicina veterinária de todo o mundo, que vem buscando encontrar as causas, que podem ser variadas, para solucionar este comportamento.
Alguns pesquisadores dizem que se trata apenas de tédio, solidão, ansiedade, tendo como efeito a falta de algum nutriente que causa a deficiência no organismo do animal.
Os cães podem passar a ingerir as próprias fezes por associação, ou seja, por conta do ato de correção do seu dono pelo fato do animal ter realizado as necessidades fora do local.
São muitos os fatores que podem estar envolvidos neste comportamento, por isso, é de grande importância que o profissional da medicina veterinária tenha acesso ao histórico e a rotina do animal, além de experiência sobre este assunto. Somente assim ele poderá orientar o dono sobre a melhor maneira de mudar este comportamento.
Não deixe de conferir as principais técnicas emergenciais adotadas por profissionais veterinários em clinicas de pequenos animais. Confira.
Fonte: Blog do Cachorro