Você tem escovado os dentes do seu cachorro?

Muito se diz sobre alimentação de animais, principalmente sobre o que não dar ao cão.

É o que recomendam os veterinários. Porém, existe uma pergunta a ser feita a todos os proprietários de cães:

“Você tem escovado os dentes do seu cachorro?”

Nem sempre nos lembramos de escovar os dentes dele, como lembramos de escovar os nossos.

Os cachorros filhotes possuem 28 dentes de leite que começam a cair por volta dos 3 meses de idade, e, logo em seguida, começam a nascer os permanentes que são 42. Bastantes dentes para serem ignorados, você não acha?

Os cachorros possuem placa bacteriana nos dentes, como nós, se não os escovarmos. Antigamente, quando eram selvagens, eles roíam ossos em demasia, o que deixava seus dentes mais limpos. Porém, hoje em dia, não é mais assim. Além daquele cheirinho quente e desagradável que vem de sua boca, o tártaro vai se acumulando, principalmente, nos caninos e molares, se não houver a escovação.

Claro que você não precisa escovar a cada refeição, porém, se, pelo menos, a cada dois dias você conseguir, será ótimo para a saúde bucal de seu amigo.

Você deve estar se perguntando como fazer isso; seguem algumas boas dicas:

– Acostume seu cão primeiro: sente com ele, deixe-o calmo e vá passando seus dedos em sua gengiva. Na primeira vez ele pode estranhar mas em duas ou três sessões, já vai se acostumar. Não se esqueça de dar petiscos para reforçar o seu bom comportamento.

– Enrole uma gaze no seu dedo e massageie novamente a gengiva do seu cão. Ele vai estranhar mais ainda por causa da gaze. Ao final, faça elogios e dê seus petiscos favoritos.

– Você pode utilizar aqueles líquidos orais, próprios para cachorros. Coloque a gaze neste líquido e passe nos dentes dele. Pode ser também somente com água.

Pronto! Os dentes estarão limpos. Se puder, passeie com ele depois da higiene bucal; ele vai adorar, todas as vezes que você escovar seus dentes.

Ah! Vale a pena lembrar para você NUNCA usar pasta de dente ou antisséptico de gente no seu cão. Eles contêm flúor e não devem ser engolidos. Os cães não controlam e acabam engolindo o flúor e isso não lhes fará bem. Tente hoje mesmo!

Fonte: Adestrador Amigo

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: